quinta-feira, 6 de maio de 2010

A diferença de como nós nos vemos e de como Deus nos vê

Após a morte de Josué, Israel tornou-se infiel para com Deus pelo fato de não ter tomado posse da Terra Prometida conforme Deus havia ordenado. E por conseqüência da desobediência Deus disciplinou seu povo, permitindo que nações vizinhas escravizassem e oprimissem a nação. E durante um determinado tempo o Senhor entregou Israel nas mãos dos midianitas por sete anos.
E Deus tem compartilhado comigo a respeito do chamado de Gideão no livro de Juízes 6.

Gideão era o mais jovem da casa do seu pai, e vinha do clã mais fraco na tribo de manasses. Ele não possuía um currículo de lideraça, porém Gideão somente obedeceu. Ele estava disposto a livrar a casa do seu pai de todos os ídolos. Apesar de Gideão precisar de garantias (VS 36-40), ele tinha um coração disposto a obedecer.
Então o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. (V. 12)
Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? (V. 14)
E ele disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menos da casa de eu pai. (V. 15)

Vejamos agora paralelos de como gideão se via e de como Deus o enxergava:

I- Gideão sentia-se FRACO (V. 15a)
A fraqueza nos limita, nos faz enxergar apenas o visível ao nossos olhos.

II- Gideão via-se POBRE (V.15b)
A pobreza nos faz sentir incapazes. Faz pensar que só podemos realizar algo se tivemos dinheiro. Deixamos de acreditar nos milagres que Deus pode realizar através da nossa vida quando colocamos nossos olhos nas finanças e no histórico da nossa família.

III- Gideão se sentia INFERIOR (V.15c)
A inferioridade nos paraliza. Anula a capacidade que Deus nos deu. Anula os dons e talentos que o Senhor nos confiou.

IV- Deus via Gideão como valente (V.12a)
Quando Deus chamou Gideão, Ele não conhecia Gideão, conhecia todas as suas fraquezas e limitações e ainda assim o escolheu. Deus enxerga bem a nossa frente.

V- Deus via Gideão como VITORIOSO.
Deus vê Gideão como um homem capaz de vencer quando ele mesmo não conseguia vê. Deus o chamou enxergando todo potencial que havia escondido.

Mais uma vez lemos na Bíblia sobre mais um exemplo de obediência a Deus. 32 mil pessoas se juntaram a Gideão na batalha contra os midianitas e Deus falou que era soldados demais. E terminou ficando apenas 300 homens. “Os midianitas cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar” Jz 7:12 A limitação do número de soldados serviu para reafirmar que a batalha era de Deus. O poder era de Deus e não o poder humano que destruiria os inimigos do seu povo.
E pude observar que os maiores gigantes da vida de Gideão não eram os midianitas, mas a maneira como ele se via, E essas limitações não são só de Gideão, mas de muitos de nós que o Senhor escolheu para cumprir um chamado.
E temos um desafio. Que postura tomaremos? Escolhermos estar intimidados com nossas limitações ou nos lançar confiantemente na realização do chamado de Deus para nossas vidas??

Deus te abençoe e te surpreenda dia após dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário